[Artigo ] Relato de experiência

__________________________________________________________________________


DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DE EXERCÍCIO CORPORAL VISANDO AJUDAR PESSOAS QUE UTILIZAM ACADEMIAS AO AR LIVRE


DEVELOPMENT OF A BODY EXERCISE PLATFORM TO ASSIST OUTDOOR GYM USERS


 


Gabriel Ferreira dos Santos

Maicon Emanuel de Bortoli

Nathan Godoy Tavares

Victor Hugo Macedo Silva



RESUMO


Este artigo apresenta o desenvolvimento e a idealização de uma plataforma de exercício corporal, que visa ajudar pessoas que utilizam academias ao ar livre, tendo como um dos principais objetivos proporcionar uma maneira mais fácil e eficiente de treinar nesses locais, utilizando os equipamentos e o próprio corpo. A idealização dessa plataforma se deu através de uma pesquisa presencial, realizada pela equipe do projeto, em que foram constatados alguns problemas nas academias ao ar livre da cidade. A partir dessa idealização e confirmação do tema discutido anteriormente pela equipe, foi dado início na criação da plataforma web, que oferece treinos personalizados, orientações e maneiras de como utilizar os equipamentos dessas academias ao ar livre, visando ajudar a sanar essa dor da comunidade em relação a esses locais dispostos pela cidade. A plataforma é acessível e totalmente gratuita, em que através do escaneamento do código QR, dispostos nessas academias, o usuário poderá começar a treinar seguindo os treinos da plataforma. Com isso, é concluído que o desenvolvimento dessa plataforma para a comunidade será de grande ajuda, principalmente por promover saúde e bem-estar a todos os usuários, de uma forma gratuita e acessível.



Palavras-chave: Treinamento; Plataforma; Saúde; Bem-estar; Academia; Web .



ABSTRACT

 

This article presents the development and conception of a body exercise platform designed to assist people who use outdoor gyms. One of its main objectives is to provide an easier and more efficient way to train at these locations using the equipment and one's own body. The conception of this platform came about through an in-person research conducted by the project team, where several issues were identified with the outdoor gyms in the city. Following the conception and confirmation of the theme previously discussed by the team, the creation of the web platform began. This platform offers personalized workouts and guidance on how to use the equipment of these outdoor gyms, aiming to address the community's concerns about these city-provided facilities. The platform is accessible and completely free. By scanning the QR code provided at these gyms, users can start their workouts following the platform's routines. In conclusion, the development of this platform will greatly benefit the community, mainly by promoting health and well-being to all users in a free and accessible way.


Keywords: Training; Platform; Health; Well-being; Gym; Web.



1 INTRODUÇÃO


Será apresentado o desenvolvimento de uma plataforma web de treinamento físico destinada a pessoas que frequentam e utilizam academias ao ar livre. Sendo ela uma extensão curricular universitária, tem como principal objetivo proporcionar uma maneira correta de treinar, com a periodização dos treinos, além de apresentar a maneira correta de executar os movimentos para não acarretar em lesões. A ideia do projeto foi idealizada por alunos do curso de ciência da computação, através das disciplinas de práticas de extensão I e II, e dado início após uma pesquisa de campo para validar a ideia e dores reunidas pelo grupo sobre o tema proposto pela equipe.


1.1 Detalhes da pesquisa


 Na pesquisa de campo realizada pela equipe, no dia 15 de abril do ano de 2023, foi observado que as academias ao ar livre não contêm indicações de como executar os exercícios nos equipamentos. É possível apenas encontrar uma placa indicando apenas exercícios de alongamentos. Mesmo apresentando essa placa, indicando os exercícios de alongamento, boa parte dos equipamentos dispostos na academia ao ar livre do Parque Alvorada estavam sem nenhum tipo de indicação de como executar o exercício corretamente naquele equipamento, dificultando o começo de iniciantes ou até mesmo acarretando em lesões ou desgastes dos equipamentos devido à utilização incorreta. Com base na pesquisa de campo realizada, decidimos criar uma plataforma de treinamento físico que oferece treinos personalizados e orientações corretas e claras de como utilizar os equipamentos dessas academias ao ar livre espalhadas pela cidade.


Figura 1 – Academia ao ar livre do Parque Alvorada 

Fonte: Equipe de Projeto (2023)



Figura 2 – Placa de alongamento

Fonte: Equipe de Projeto (2023)


2 DESENVOLVIMENTO


O desenvolvimento dessa plataforma envolveu uma série de etapas, desde a identificação do problema que é visado a ser solucionado até a implementação e a solução desse problema, utilizando a aplicação. A primeira etapa foi uma pesquisa de campo realizada pela equipe responsável pelo desenvolvimento da aplicação em uma academia ao ar livre, e as outras etapas sendo o desenvolvimento do projeto, a criação dos diagramas de caso e a prototipação das telas da plataforma.


2.1 Diagrama de casos de uso


1- Conta: Caso de uso que vai conter toda a parte de conta do usuário como login, senha e alguns dados pessoais como e-mail e nome.

2- Blog: Caso de uso onde o usuário tem a possibilidade de visitar o blog e ver os processos e como foi desenvolvida a ideia do projeto.

3- Biotipo: Caso de uso onde o usuário poderá escolher o seu biotipo.

3.1- Dados corporais: Caso de uso que está incluído com o biotipo onde o usuário poderá informar as suas medidas corporais para ter um exercício para o seu tipo corporal.

4- Exercício: Caso de uso onde o usuário terá a possibilidade de ver os exercícios e escolher qual ele quer praticar, esse caso de uso também está incluído com os casos de uso Com equipamentos, Cardio e Sem equipamentos onde cada um desses 3 contém exercícios contém os treinos específicos para para um deles.


Figura 3 – Diagrama de casos de uso



Fonte: Equipe de Projeto (2023)

2.2 Tecnologias usadas


HTML:Linguagem de marcação utilizada para criar estrutura e conteúdo de uma página web.


CSS: Uma linguagem de estilo utilizada para definir a aparência de uma página web, normalmente utilizada junto com a linguagem de marcação HTML.


React: Biblioteca do java script baseada em modelo de programação de componentes, utilizada para construir interfaces de usuário (UI) interativas e reutilizáveis em aplicações web.


2.3 Plataforma


A plataforma vai ser integrada com códigos QR, que serão colocados nas academias, em que ao escanear o código através do smartphone, a pessoa será direcionada para a plataforma onde ela poderá escolher o tipo de treino que deseja realizar ou que melhor se adapta com as necessidades deste usuário. 

Além de possibilitar ao usuário escolher o treino que deseja realizar, também será apresentado informações e instruções de como realizar os exercícios de maneira correta nos equipamentos, permitindo uma maior satisfação do usuário e ajudando novas pessoas que queiram utilizar esses espaços para práticas de atividades físicas. 

O usuário também terá a possibilidade de informar seus dados e medidas corporais para receber um treino adequado para o seu corpo pela plataforma, de uma forma fácil, simples e rápida, com poucos dados fornecidos.


3 CONCLUSÃO

A partir do desenvolvimento do projeto, foi possível identificar que a falta de orientação nos equipamentos das academias é um grande obstáculo para muitas pessoas que desejam começar, ou até mesmo manter, uma rotina de treinos utilizando esses locais ao ar livre. A implementação do projeto idealizado pela equipe se mostrou algo essencial e extremamente significativo para ajudar a comunidade que frequenta esses locais, principalmente ao oferecer uma plataforma gratuita para os usuários, contribuindo com o bem-estar desta comunidade. Com a oferta de treinos personalizados e as orientações de como utilizar os equipamentos, tem-se um grande potencial para ajudar os usuários, principalmente por ter a possibilidade de eles escolherem os seus treinos e exercícios que queiram executar, aumentando ainda mais a satisfação no momento da execução dos exercícios.

 A conclusão geral do projeto e da equipe é que a tecnologia, aliada com o bem-estar humano, pode ser uma ferramenta extremamente valiosa para promover às pessoas uma plataforma acessível e totalmente gratuita que pode mudar totalmente sua qualidade de vida e democratizar ainda mais as atividades físicas para todos.










REFERÊNCIAS


FACEBOOK. React - A JavaScript library for building user interfaces. Facebook Inc., 2023. Disponível em: https://reactjs.org/. Acesso em: 21, junho, 2023.


WHATWG. HTML Living Standard. WHATWG, 2023. 

Disponível em: https://html.spec.whatwg.org/. Acesso em: 21, junho, 2023.


W3C. Cascading Style Sheets. World Wide Web Consortium, 2023. Disponível em: https://www.w3.org/Style/CSS/Overview.en.html. Acesso em: 21, junho, 2023.

Comentários